Abel Ferreira Palmeiras recordes, estreia no Paulistão contra a Portuguesa, técnico renovado até 2027 busca transformar frustrações de 2025 em títulos e bater estatísticas
O técnico Abel Ferreira se juntou ao elenco do Palmeiras nos primeiros dias de pré-temporada, com poucas sessões para definir a equipe que estreia no Paulistão neste sábado, no Canindé.
Com contrato até 2027, Abel parte para a temporada com a meta de recuperar a confiança da torcida após os vices de 2025 e, ao mesmo tempo, perseguir marcas históricas no clube.
As informações sobre a pré-temporada, metas e números do treinador foram divulgadas pelo portal O Liberal, conforme informação divulgada pelo portal O Liberal.
Rumo aos recordes e ao sexto ano seguido no comando
Além da ambição por títulos, Abel pode entrar para a história do futebol brasileiro ao se tornar o primeiro treinador dos últimos 30 anos a iniciar seis temporadas seguidas no comando de um mesmo time, algo que não ocorre desde Telê Santana, que dirigiu o São Paulo entre 1991 a 1996.
Se o Palmeiras erguer ao menos uma taça nesta temporada, Abel deixará para trás o lendário Oswaldo Brandão, pois ambos dividem o trono de treinador mais vitorioso do clube com 10 conquistas cada.
O próprio treinador celebrou a marca de tempo no clube e disse, “É um orgulho, uma honra poder representar um clube como o Palmeiras”, ressaltando também que os recordes, “não são esses troféus que nós andamos à procura”, mas que a busca são os títulos.
Gestão do elenco, cuidados na estreia e calendário apertado
Com calendário encurtado pela Copa do Mundo no meio do ano, e após uma temporada longa em 2025, Abel optará por preservar titulares na estreia, mesmo com o desejo de começar bem no estadual.
O treinador justificou a decisão lembrando que “não me parece sensato e bom para a saúde dos jogadores ao final de uma semana ter o primeiro jogo oficial” quando há rivais que se preparam desde novembro e dezembro, e afirmou, “Não acho que seja justo, devemos pensar e refletir.”
Abel também destacou a importância das férias para recuperação, “Sabemos que os jogadores vêm de um período de férias de 30 dias. É importante, após 11 meses de alta competição, intensidade, risco e viagens, poder desligar para recuperar baterias e dedicar tempo à família”.
Números e histórico de Abel no Palmeiras
Desde sua chegada em outubro de 2020, Abel e sua comissão técnica já somam presença recorde no clube, com 395 jogos disputados, sendo 229 vitórias, 93 empates e outras 74 derrotas.
Ele é o único treinador que conquistou ao menos um título estadual, um nacional e um internacional pelo Palmeiras, e foi o único a registrar mais de uma vez a marca de três títulos em uma mesma temporada.
Após a frustração de 2025, quando o clube ficou com vices no Paulistão, Brasileirão e Libertadores, Abel pediu que as frustrações se transformem em energia e compromisso, “Vamos lutar para ganhar e que possamos partilhar essas alegrias com vocês, torcedores”, afirmou.
Objetivo claro, projeto e continuidade
Abel definiu seu trabalho como de projeto, relações e dedicação, e reforçou que a permanência decorre da identificação com o clube e do plano de trabalho, “Sou um treinador de projeto, de relações, de trabalho e é isso que vejo dentro do clube.”
O desafio agora é conciliar proteção física do elenco, rodagem de alternativas e ambição por títulos, para que os objetivos individuais e coletivos se materializem em conquistas, e para que os recordes almejados se tornem realidade.
