Com chegada confirmada para 2026, o Botafogo diz que o uruguaio de 24 anos já treina em pré-temporada, clube espera acordo com Atlanta United para inscrever reforços antes de 15 de janeiro
O Botafogo anunciou nesta segunda-feira a contratação do atacante uruguaio Lucas Villalba, de 24 anos, como primeiro reforço confirmado para a temporada 2026.
O jogador, ex-Nacional, assinou contrato definitivo até o final de 2029 e já se integrou aos trabalhos de pré-temporada com o elenco alvinegro.
O clube também reafirmou que negocia com o Atlanta United para encerrar o transfer ban imposto pela Fifa, e assim poder inscrever Villalba antes da estreia no Campeonato Carioca, conforme informação divulgada pelo O Liberal.
O anúncio oficial e as palavras do clube
Em comunicado divulgado pelo Botafogo, o clube destacou a velocidade e o perfil ofensivo do reforço, e publicou trechos do material com imagens das arrancadas do atleta. A nota trouxe a descrição oficial do jogador, com as palavras exatas do clube, “Lucas Villalba, veloz ponta-direita de 24 anos, vestirá a camisa do Glorioso em sua chegada ao futebol brasileiro. O atleta, ex-Nacional (URU), assinou contrato definitivo até o final de 2029 e já está com os novos companheiros realizando os trabalhos de pré-temporada. A data da apresentação oficial do reforço alvinegro será em divulgada posteriormente”, anunciou o Botafogo.
O clube também registrou a saudação à nova contratação, citando textualmente, “Seja bem-vindo ao Fogão, Villalba! Vamos em busca de muitas conquistas com a gloriosa camisa”.
Perfil, trajetória e expectativas
Lucas Villalba terá sua primeira experiência fora do Uruguai ao vestir a camisa do Botafogo. Antes de chegar ao Nacional, Villalba passou por clubes de menor expressão no país, entre eles Boston River, Tacuarembó e Montevideo City, trajetória que aponta crescimento técnico e capacidade de aceleração, característica destacada pelo clube.
O atacante deve reforçar as opções pelo lado direito do ataque, aportando velocidade e dinamismo às transições ofensivas do Botafogo.
Situação do transfer ban e as negociações com o Atlanta United
O Botafogo segue envolvido em um processo na Fifa por conta de uma cobrança do Atlanta United relacionada à transferência do argentino Almada. Segundo a matéria, o clube norte-americano acionou o Botafogo na Fifa por dívida de US$ 21 milhões, e a sanção atual impede a inscrição de novos atletas.
O clube carioca se mostrou confiante na obtenção de um acordo para quitar a pendência e, assim, suspender o transfer ban. A direção espera concluir as tratativas ainda esta semana, para que Villalba e outras contratações possam ser registradas antes do prazo de 15 de janeiro.
Impacto esportivo e prazos para estreia
Para contar com os reforços na estreia do Campeonato Carioca, o Botafogo precisa inscrever os jogadores antes do jogo de abertura, marcado contra a Portuguesa no dia 15 de janeiro.
Se o acordo com o Atlanta United for fechado a tempo, Villalba poderá ser opção já na primeira partida do ano, e o clube aposta na integração rápida do atleta ao elenco durante a pré-temporada.
