Na Copinha 2026, o Santos chegou a seis pontos, assegurou a liderança do Grupo 16 em São Carlos e contou com Mateus Xavier para garantir a vaga na segunda fase
O Santos sofreu um susto, mas conseguiu vencer o União Cacoalense-RO por 2 a 1 na noite desta quarta-feira em São Carlos, se garantindo no mata-mata da Copinha 2026.
A partida teve momentos de forte marcação e chances desperdiçadas, até que o atacante da Vila voltou a decidir, mantendo a equipe paulista em posição confortável na chave.
No fim da leitura, você confere também outros resultados importantes da rodada, incluindo a vitória do Fortaleza e o placar elástico do Osasco Audax, conforme informação divulgada pelo portal O Liberal.
Como se desenrolou a partida
O duelo em São Carlos começou com muita disputa entre os adversários no setor de meio-campo, mas sem grandes chances de gol. Entretanto, a pressão do Santos surtiu efeito aos 36, quando após escanteio a bola sobrou para Mateus Xavier, de voleio, abrir o marcador para o time paulista.
A vantagem poderia ter sido ampliada aos 39, quando Lucas Yan arriscou de muito longe, mas a bola acertou a trave. Logo depois, Rafael Freitas recebeu na cara do gol, mas chutou por cima e perdeu grande chance.
Reação do União Cacoalense e o gol que assustou a Vila
Na volta para a segunda etapa, o Santos esboçou pressão inicial, mas quem balançou as redes foi o União Cacoalense. Aos 14, Coutinho chutou, a bola bateu na mão de Lucas Yan e o árbitro assinalou pênalti, convertido por Ji-Paraná, aos 16.
O empate deixou o jogo mais aberto e trouxe tensão, mas o time santista manteve a calma e foi buscar o resultado.
Mateus Xavier define e mantém aproveitamento
Entretanto, não demorou muito para a camisa 11 voltar a brilhar para o time da Vila Belmiro. Aos 22, JP Chermont cruzou na cabeça de Mateus Xavier, que mandou no cantinho e anotou seu quarto gol em dois jogos na Copinha 2026, garantindo a vitória do Santos.
O gol selou a classificação e manteve o clube praiano com 100% de aproveitamento na competição.
Classificação e demais resultados da rodada
Com o resultado, além de manter os 100% de aproveitamento, o Santos foi a seis pontos, garantiu a liderança do Grupo 16 e abriu cinco para o próprio União, terceiro colocado, que disputa a vaga com o São-Carlense, vice-líder com dois, e Real Brasília, em quarto, também com um.
Outro time a carimbar a vaga na 2ª fase foi o Fortaleza, que aplicou 4 a 2 no Confiança-PB, foi a seis pontos e agora briga pela liderança do Grupo 23 com o União Mogi, também garantido na próxima fase. Destaque também para o Osasco Audax, que aplicou um sonoro 6 a 0 no União-MT.
Confira alguns resultados desta quarta-feira, entre os vários jogos da rodada: Nacional 0 x 0 Portuguesa Santista, CSE-AL 0 x 3 Internacional, Ibrachina 1 x 1 Santo André, Cosmopolitano 1 x 4 Red Bull Bragantino, Comercial Tietê 1 x 0 XV de Piracicaba, Paulínia 1 x 3 Portuguesa, Atlético Guaratinguetá 1 x 2 São José, União Mogi 1 x 0 Centro Olímpico, Itaquaquecetuba 0 x 0 Novorizontino, Referência 1 x 2 Ituano, Ferroviário-CE 0 x 0 Bangu, Ferroviária 2 x 1 América-RJ, Independente-AP 0 x 2 São Paulo, Nacional-AM 0 x 3 Juventude, Ivinhema-MS 2 x 1 Real-RS, Juventude-MA 1 x 3 Náutico, Confiança-PB 2 x 4 Fortaleza, Canaã-DF 0 x 3 Criciúma, Operário-PR 1 x 1 Vila Nova, São Luís-MA 1 x 1 Figueirense, Quixadá 1 x 1 Cuiabá, São-Carlense 1 x 1 Real Brasília-DF, Real Soccer 0 x 1 Maruinense-SE, Taubaté 1 x 2 Águia-PA, União Cacoalense-RO 1 x 2 Santos.
O Santos agora foca na sequência da Copinha 2026, com a vaga assegurada e a missão de manter desempenho e confiança para os jogos eliminatórios, enquanto os adversários do Grupo 16 ainda buscam forças para alcançar a segunda posição.
